Carreira Coaching

Passo a Passo Para Conquista de Uma Vaga: Planeje e Conquiste!

Profa. Dra. Ana Paula Arbache PhD

Docente do MBA de Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos/FGV Management

Conselheira de Carreira 

A conquista de uma vaga ficará mais competitiva, o tempo para uma recolocação, dependendo do cargo poderá ser maior e, se o profissional não estiver, preparado, poderá perder boas chances de sobreviver aos tempos de escassez. Preparei abaixo uma lista de boas que poderão favorecer a reflexão de profissionais que têm como objetivo, entenderem um pouco mais os desafios de nosso tempo, bem como querem projetar movimentos de acesso, inserção, reposicionamento na carreira, a manutenção de seu cargo e, até mesmo, no desenho de um novo ciclo de vida de carreira.

    1. Analise as tendências de mercado para o segmento o qual a  empresa atua, ou quer atuar.
    2. Entenda o posicionamento da empresa no Brasil e atuação fora do país, quando for o caso. Conheça as estratégias de crescimento da empresa, para dentro e fora do Brasil.
    3. Pesquise informações a respeito da empresa que quer atuar. Procure conhecer sobre a cultura organizacional, o modelo de liderança, sua missão, visão e valores, os seus parceiros e sua reputação.
    4.  “Stay in touch”, acesse e mantenha contato com pessoas que trabalham na empresa, tanto na empresa que atua, quanto na empresa que almeja uma vaga. É muito importante criar e alargar a rede de relacionamento e alimenta-la constantemente.
    5. Estabelecido relacionamento, procure conhecer aspectos como por exemplo:  o processo de captação de talentos, os programas de desenvolvimento do capital humano, processos de progressão, enfim, conhecer a partir dos olhos de quem enxerga o dia-a-dia da empresa.
    6. No caso de estar interessado em um cargo de liderança, pesquise a respeito do modelo de liderança que é atuante na empresa.
    7. Inicie um processo que permita o seu autoconhecimento – hoje existem ferramentas que trazem à tona suas competências, bem como favorecem o aprimoramento daquelas que são relevantes para a sua meta de carreira.
    8. Quando reconhecer que precisa “turbinar” o seu portifólio, busque inserir um processo de desenvolvimento, que coadune com os requisitos das vagas que deseja.
    9. Crie um repositório de assuntos, alargue qualitativamente o seu protocolo de comunicação.
    10. Procure identificar as vagas que estão, ou estarão disponíveis internamente, ou também busque intra-empreender criando uma área nova, na qual você pode ser o responsável pela mesma.
    11. Para vagas externas, os canais são os mais diversos e inovadores – os candidatos podem recorrer as empresas de recolocação, vagas no linkedin, apps, facebook, sites das próprias empresas em suas áreas de carreiras (muitos com uma plataforma global).
    12. Estabeleça ações, metas e controles de resultados para o seu “plano” de acesso à vaga desejada.
    13. Entenda, você não é o único que está em busca de uma determinada vaga. Mantenha o equilíbrio emocional, defina, registre, planeje, controle, avalie e redefina – alimente o seu plano estratégico de acesso ou de recolocação.
    14. Apareça! Aumente a sua circulação em eventos e locais que se possa conhecer pessoas, ou rever profissionais que atuam na sua área, ou na empresa onde quer se recolocar

Ninguém falou que iria ser fácil, mas também ninguém disse que seria impossível! Após muitas sessões de aconselhamento de carreira, posso afirmar que, seguindo um plano bem estruturado as chances para a conquista do objetivo almejado aumentarão! Bom trabalho!

Ana Paula Arbache é Pós-doutoranda em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams. Docente dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, da Business School São Paulo e HSM. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Serviços Educacionais e Treinamento, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012). Certificação em Coaching e Aconselhamento de Carreira para Executivos. Colunista da área de sustentabilidade do blog Nei e arbache.com/blog e palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.