Casos de Gestão de Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental Empresarial – Mc Donalds, Mapfre, Avon, WalMart

Os casos abaixo foram apresentados pelos Grupos de Discentes do MBA de Gestão Empresarial da BSP – Disciplina Ética e Responsabilidade Social Ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula Arbache.

Não basta apenas falar em sustentabilidade ética, social e ambiental no ambiente dos negócios. É preciso trazer à tona as mais diversas práticas que já se estabelecem no cenário corporativo brasileiro e, fazer dessas práticas, lições aprendidas. É pela divulgação dessas práticas que poderemos proporcionar a adesão de novas empresas frente as diretrizes do desenvolvimento sustentável, bem como, aperfeiçoar, via melhoria contínua,  as práticas já existentes.

Este é um exercício  que requer conhecimento e pesquisa, análise e adequação de práticas sustentáveis, a determinados contextos e culturas organizacionais. É trazendo esta reflexão para os cursos de formação de lideranças, que podemos alargar este conhecimento e avançar no desenvolvimento de práticas legítimas, em torno da sustentabilidade ética, social e ambiental.

 1-  A Gestão de Sustentabilidade e a Primeira Lanchonete Verde do Mc Donald’s no Brasil – (Érica Negri e Emerson de Oliveira)

2- O Programa de Inserção Profissional da Mapfre Seguros PIP – Cidadania, Inserção e Qualificação Profissional – (Fábio Korb, Elissandro Garcia, Daniel Ventura, Rodrigo Salles)

 

3- O Instituto Avon e a Cruzada Contra o Câncer de Mama no Brasil. Prevenção do Câncer de Mama e Combate à Violência Doméstica – ( Adriano Lowenstein, Ariane Vecchio, Elka Justino, Letícia Ueoka, Maria de Lurdes Lanzana)

 

 4-  Logística Reversa – A Sustentabilidade Ambiental do Programa Back Haul do WalMart Brasil. – ( Adriana Brilhante, Henrique Matsuo, Felipe Ribeiro, Maíra Mathias, Viviane Pereira)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*