ATENÇÃO! ISSO É UMA INDISPONIBILIDADE TEMPORÁRIA! TRABALHAMOS 24/7/365!

A frase acima é o aviso (ousadíssimo) de um hacker depois dele ter criptografado todo o servidor e criado uma extensão em todos os arquivos invadidos. Confesso minha perplexidade com a insolência do autor do recado. É quase um marketing! Eu invado, prejudico e depois ofereço ajuda para resolver um problema que eu não tinha! Essa condição é tão surreal que mesmo conhecendo os perigos e riscos do mundo virtual, quando não acontece com a gente, podemos até ser um pouco omisso quanto a segurança achando que não vai acontecer conosco. Pode acontecer! Nem me refiro à privacidade, assunto longo e possível tema para outro post.. Cuidados com a segurança são sempre bem-vindos, e mesmo havendo segurança, estamos expostos. E a vida segue, e a gente tem que saber lidar com isto da melhor forma possível e prosseguir fechando as portas e janelas, e tendo consciência de que o perigo está aí para todo mundo! Vamos em frente… pois sabemos que cuidar e vigiar é o caminho deste mundo virtual irreversível.

Excelente final de semana!

Ana Luiza

EU PERGUNTEI ALGUMA COISA?

Bem em frente ao prédio aonde moro, tem um poste com esta placa de proibido estacionar “início”, o que faz muita gente pressupor que antes da placa seja permitido estacionar. Porém, o que regula se é permitido estacionar ou não, é a placa do poste anterior, que diz que só é permitido estacionar à noite e aos domingos, ou seja, muita gente quando volta para retirar o carro, se depara com essa placa da foto. Como não aguento esse equívoco, toda vez que saio de casa e vejo alguém estacionando, vou logo dizendo que não é permitido estacionar e a justificativa é a placa do poste anterior. Na maioria das vezes a pessoa agradece e ou tira o veículo ou só responde “vou sair já já e vou correr o risco”, então sigo meu caminho.

Na última vez que alertei da placa, um homem de seus 50 anos olhou para mim profundamente e disse calmamente – obrigado, mas eu te pedi alguma ajuda? Vou deixar o carro aqui e isso é problema meu, não seu!” Gelei! No primeiro momento tive vontade de retrucar e dizer Boa sorte! Mas apenas dei bom dia e prossegui atordoada.

Voltando quase uma hora depois, a placa da foto estava no lugar do carro dele.

Esse texto de hoje é para dizer, que mesmo quando a gente sabe porque está dizendo o que diz, se o ouvinte não pediu ajuda e não quer saber, essa atitude é uma escolha dele, e mesmo com a melhor das intenções, eu invadi as escolhas dele. Fazemos isso com alguma frequência se nos observarmos mais de perto. Tenho estado atenta a esses eventos e buscado ser mais moderada. É como diz aquela frase: plantar é opcional, mas se plantou, a colheita (do que plantou) será obrigatória.

Lindo fim de semana!

Ana Luiza

QUANDO O NÃO É SIM!

Quando o não é sim!

Acredito que por diversas razões a gente opta em dizer sim para os outros. Ou porque o sim é sim, ou porque aparentemente “não custa nada”, ou para agradar, evitar mais problemas, e até cansaço para discutir mais profundamente essa condição, só que o fato é que um sim mal dado, pode gerar inúmeros aborrecimentos maiores na sequência. Explico melhor: quando o sim é sim e pronto, ótimo! Mas quando o sim é arrastado por dentro da gente, na hora do retorno dessa escolha, as coisas não saem como o combinado, pois houve falha na comunicação.


O não é sim, quando já está tarde e você opta por descansar ao invés de decidir ajudar além das suas forças, aquela pessoa que deixou para última hora a realização do trabalho dela; o não é sim para você mesmo quando vocé deixa de emprestar aquela reserva acreditando que o outro (que não mensurou adequadamente) te pede os seus recursos dizendo que dia tal o devolverá e isso não acontece. Sabe aquele lance que as comissárias de bordo falam: em caso de despressurização, coloque a máscara primeiro em si, e depois ajude os outros? Pois é, isso é pra vida! Como ajudar o outro a se alimentar com fome? Como ultrapassar os seus limites pelo outro, e depois se sentir esgotado para cumprir com suas próprias obrigações?

Sejamos mais transparentes nos diálogos. Sejamos mais justos conosco… Esse texto não fala que não devemos ajudar, mas que devemos ajudar se as nossas condições para isto estejam atendidas. Descobrir uma pessoa para cobrir outra, é ainda, passar frio e não poder ajudar em outras demandas.

Termino com uma frase que li ontem e desconheço a autoria: “Um macaco viu um peixe na água e o tirou de lá pensando que estava salvando sua vida. O peixe morreu…” – Aqui a questão é inversa. Ninguém pediu sua ajuda, mas você “acha” que está fazendo o melhor pelo outro, mas de novo, não está!

Excelente semana!

Ana Luiza

QUANDO INSISTIR É ERRAR…

Gosto por demais dos incentivos, daquela pessoa que luta pelo que quer, que planeja, sonha, criar estratégias; porém, como tudo na vida, existem percalços, desafios, e como não afunilar: existe a vontade do outro quando falamos de relacionamento. A boa comunicação, de fato, é determinante para que as partes não sofram mais que o necessário, e nessa ação necessária de clareza, transparência e diálogos sinceros entra outro sentido que deve estar absolutamente ativo para que a comunicação se faça presente, que é o ato de ouvir. Leia as mensagens com isenção, encare a ausência de resposta como uma negativa, e não como um charme que não existe. Deixe o outro respirar, sentir falta (se for o caso), mas não o sufoque com palavras, insistências que fazem vergonha ao verbo implorar. Percebo em alguns casos, que a insistência não correspondida se transforma em ofensas e aí o que poderia ser para atrair o outro passa por uma relação doentia e improdutiva, que começa minando as palavras e chega no saara da infertilidade.

Sejamos frescor em qualquer relação, sejamos o riso solto, a vontade de querer estar perto, pela simples satisfação da troca. Insistir no que o outro declarou que não quer é fazer prova contra si; é forçar numa ação negativa; é repetir insanamente a sua insensibilidade no que poderia dar certo se fosse diferente. Não é! O tempo das coisas é implacável.


Finalizo com uma frase de Renato Russo que diz: ” Mas tão certo quanto o erro de ser barco a motor e insistir em usar os remos.”

Somos sempre melhores que isto.

Ana Luiza

UM 2017 INCRÍVEL PARA TODOS NÓS!

Que seja incrível!!!

E de repente parece que a gente pisca e se passou mais um ano! E de repente engordo, emagreço, engordo de novo, e percebo que preciso de algumas revisões alimentares… Estou voltando para os eixos… Fiz menos exercícios do que deveria; assisti muitos filmes emocionantes; li livros incríveis cujas histórias pareciam pertencer a mim também! Me apaixonei, chorei, dei muitas gargalhadas… Me senti invisível algumas vezes; noutras, parecia destaque de escola de samba… Qual preferi? Ambas, pois cada momento se revelou ser necessário para o olhar pra dentro. Acredito que cada ano em nossa vida, é como se fosse um tomo, ou seja, um volume que faz parte de uma obra. Têm pessoas que fazem parte de capítulos inteiros; já outras sequer notas de rodapé. Tem outras, que se a gente não tomar cuidado, tomam conta de várias folhas, mas não geram valor na troca. Num momento a vida pode estar no drama, mas logo em seguida podemos fazer humor, fazer dar certo, mesmo com os tropeços sentidos na caminhada. Revisões no final de cada dia são uma boa pedida para errarmos menos, ou ao menos com outras coisas. Tem dias que a

Pois é, a vida tem sim, várias nuances, citações, aprendizados, e ater-se a crer que o ano foi bom ou ruim sem expandirmos essa consciência pode vir a ser um grande erro.

Meu olhar mais interessante sobre este ano que se vai, é ter dito com mais consciência meu sim e meu não. Não tive cansaço, nem medo, nem fraqueza, nem covardia, receio de magoar, economia ou preguiça… eles foram dados com convicção, explicação, coragem e – espero – sabedoria… e a cada dia que passa tenho a segurança de que eles são o alicerce de qualquer relação, pois o ser humano sabe quando uma resposta (mesmo que em desencontro das suas expectativas) é fruto de uma realidade possível e sinceridade amorosa, e quando a mesma resposta vem apenas para encerrar o assunto.

inebriante sensação de poder … uma espécie de “conspiração”, só que a nosso favor….

Têm coisas que a gente não entende mesmo no momento em que elas acontecem; e o importante do amadurecimento é fazermos nossas escolhas baseadas nos nossos valores, pois mesmo que o futuro nos aponte erros a corrigir, temos embasamento para justificarmos nossas crenças passadas.

Espero que a vida da gente (mesmo que não transcrita em livros), tenha várias notas de rodapé no ‘livro’ dos outros, pois estarmos no livro dos outros é o que pode engrandecer o nosso próprio livro, pois homens de um livro só, são geralmente cheio de equívocos e distorções que só podem ser modificadas, quando também fazemos sentido na vida dos outros!

Desejo um 2017 cheio de coragem, saúde, fé, atitude e paixão! E que a gente faça muito sentido para a vida de muita gente!! Se vocês não fizessem sentido pra mim, sequer estaria escrevendo aqui!

Obrigada 2016! Obrigada a todos vocês!

Ana Luiza

UM TEXTO CAFUNÉ E BOAS FESTAS!

Tem dias na vida da gente que é assim…. são sensações que simplesmente definimos estranhamente porque assim nos parecem ser…

Tem dias que o mundo da lua parece um

lugar perfeito para ficarmos por horas…. Tem dias que mesmo

chovendo, o sol brilha intensamente dentro da gente… Tem dias que a

brisa do mar nos toca com frescor após um banho merecidamente demorado.. Rever inesperadamente um antigo colega da escola tem gosto de afago de um sorriso… Uma canção preferida que toca no rádio assim que o ligamos, tem prenúncio de um dia em que tudo dará certo… como também uma vaga certeira quando estamos em cima da

hora pra chegar. Sinais verdes consecutivos no trânsito me dão uma tola e…

inebriante sensação de poder … uma espécie de “conspiração”, só que a nosso favor….

E quando estamos absortos em nossos pensamentos e passa uma alma perfumada em nosso caminho? É balsâmicaa sensação! Não?…. É preciso estar atento senão tudo isso passa e não vemos mesmo. Curioso também quando nosso coração pulsa mais

forte justamente porque fulano na rua se parece com um amor do passado, trazendo rubor à imaginação…. Um e-mail com palavras de afeição ou elogiosas no seu contexto ou na sua franca sinceridade, parecem aliviar o peso que alguns dias carregam consigo. Um “valeu” dito com o coração – às vezes – pode ter a mesma eficácia que um energético, só que com efeitos duradouros na alma! Um parabéns isento de simulação pode dar um “refresh” no dia de alguém e fazê-lo sentir-se reconhecido. Pode ser a palavra mágica necessária e vital para prosseguir no tantinho que faltava para ficar acima do esperado! A tônica de hoje é atenção a estes fragmentos nesta época festiva! Nossos sentidos aguçados podem e trazem mais expressão ao nosso bem viver! Semana passada abracei pela primeira vez uma pessoa que esteve no escritório e ela me disse – Poxa vida, gostei do seu abraço, ele é aconchegange… Vocé me abraçou de verdade e meu coração sentiu você! Você nunca me viu e estava presente nestes 3 segundos!

Passei aqui só para dizer que este e-mail é só um texto “cafuné” para você se atentar aos detalhes maravilhosos desta nossa vida cheia de singularidades! Vejam só, 3 segundos num abraço de verdade e a outra pessoa percebeu a diferença! Que tenhamos muitos 3 segundos presentes em todos os abraços!

Boas festas!

Ana Luiza

Jogos de Negócios

Business Game: preparando as equipes para enfrentar a crise

...

,

Confiram as fotos do evento de lançamento do mais novo Game da Oghnus – GetSongs é o Game de Mapeamento de Competências para Lideranças” – 13/09 – São Paulo

Confiram as fotos do evento de lançamento do mais novo Game da Oghnus - GetSongs é o Game de Mapeamento de Competências para Lideranças"  - 13/09 - São Paulo O  Game GetSongs foi totalmente ...

,

Gamificação da EAD – OGHNUS está participando 19 1CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância – -“Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EAD: Como Estamos?”

 9 a 12 de setembro de 2013 em Salvador - BA No stand da OGHNUs os visitantes podem conhecer os novissímos Get Songs (Game ...

,

Logística

Que tipo de informações uma empresa de logística B2B (grandes cargas, portos) deve incluir em um site on-line de serviços?

Roteirizar veículos vem se tornando uma commoditie, devido a introdução e popularização de aplicativos de mapas para ...

,

Qual é a realidade atual da logística brasileira? De que maneira ela atende a todas as demandas do agronegócio? Parte III

Por Prof. Fernando Saba Arbache Como uma logística deficitária pode comprometer o crescimento do agronegócio no País. O que fazer para que isso não ocorra?; O crescimento ...

,

Qual é a realidade atual da logística brasileira? De que maneira ela atende a todas as demandas do agronegócio? Parte II

Por Prof. Fernando Saba Arbache Sabemos que os agricultores têm enfrentado problemas para escoamento da produção tanto em rodovias quanto em portos e aeroportos do ...

,